terça-feira, 27 de outubro de 2020

PIX: Abreviando as Siglas




O Banco Central, por meio da Resolução BCB Nº 1, de 12 de agosto de 2020, instituiu o PIX que é uma forma de pagamento instantâneo que visa a substituir TED, DOC, P2P, B2C, etc. Sim, quanta sigla, a vantagem é que o PIX também diminuirá o número de siglas!! As siglas são importantes para a comunicação, porém tornam a mensagem mais seletiva. No mundo digital as siglas são muito usadas, não raro ajudam a eliminar barreiras de pronuncia e ajudam a memorizar algo complexo. 

 O PIX tende a ser um integrante do SBP (mais uma!!!), ou seja, Sistema Brasileiro de Pagamento, e será utilizado para compras em depósito, transferências, pagamentos etc. O interessante, no caso da linguagem, é a escolha do nome PIX. Seria uma sigla, um neologismo, uma abreviação? Não é uma sigla, o Banco Central (BC!!!) buscou um termo que remete a tecnologia, daí PIXEL. 

A Abreviação vocabular é um processo de formação de palavras, não confundir com abreviatura, onde representamos uma palavra com as letras que sugerem essa palavra, exemplo de abreviatura: Dr. (abreviatura de doutor), etc (abreviatura de et coetera do latim “e as demais coisas); as siglas aproximam-se muito da abreviatura, pois as siglas, geralmente, são formadas com as iniciais das palavras ONU, BC etc. A abreviação, por sua vez, é a redução de uma palavra, há vários exemplos na língua: moto (motocicleta), quilo (quilograma), rebu (rebuliço) e agora Pix (PIXEL)! O interessante é que há uma tendência de as abreviações vocabulares substituírem a palavra reduzida e nesse caso a abreviação tende a substituir várias siglas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário