terça-feira, 14 de julho de 2020

Qual o radical de hidroxicloroquina?


                    

                Saber o radical de uma palavra é importante para sabermos como ela pode sofrer variações e a sua origem, o radical é o elemento que usamos para formar palavras do mesmo campo de sentido (semântico), por exemplo, em geladeira, o radical é {gel-}, onde temos a palavra gelo, geleira, congelado, etc.

                 Para formar essas palavras usamos os afixos (prefixos e sufixos), mas aqui a Língua Portuguesa se encontra com a Química Orgânica, mas nessa os prefixos possuem significados particulares, no estudo da linguagem ficamos apenas com a questão de origem dos afixos (grega ou latina).  Já na Química os prefixos indicam os átomos de carbono e o sufixo indica a função química, os prefixos também indicam a existência de substâncias, por exemplo, CLORO.

                Separar o radical é diferente de separar sílabas, veja que já retiramos o prefixo CLORO, agora podemos retirar também o HIDRO, esse prefixo {hidroxi-}, em Química, indica o grupo OH, do álcool.

                 Agora chegamos ao substantivo quinina ou quina ou quina-quina, que era uma planta usada pelos índios e depois, com a chegada dos jesuítas acabou sendo vastamente usada e levada para Europa. E daí podemos isolar os elementos da língua aí presentes, que é o –a, indicando o substantivo feminino, assim chegamos ao radical {-que-}, enfim, eis o radical de hidroxicloroquina.

(Ricardo Gomes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário