A
coesão é importante na transição de ideias, sobretudo em períodos longos, ela
contribui para que o leitor consiga encaixar os elementos que estão no período,
ou parágrafo. Há um grupo de pronomes
que ajuda muita na coesão: este, esse, aquele. Essa galera é chamada também de
pronomes demonstrativos. Esses pronomes possuem a capacidade de determinar
localizações de tempo, espaço e no próprio contexto, essa última é a que
importa aqui.
Usamos
os pronomes esse, essa, isso, para
demonstrar algo que já foi anteriormente expresso, segue um exemplo
retirado da Gramática Essencial de Sacconi:
Canetas,
lápis e gizes, foram essas as mercadorias que chegaram.
Fica
claro que o pronome "essas" retoma o que foi dito anteriormente, por
isso a concordância no plural e
feminino, pois bem, já temos o suficiente sobre o pronome demonstrativo e seu
valor na coesão textual , agora vamos analisar a fala do ministro da Educação
Abrahan Weintraub, vejamos a fala do ministro:
"Eu percebo que tem muita gente com agenda
própria. Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando pelo
STF"
Temos
o pronome demonstrativo com valor textual ( esses) a quem eles fazem referência:
muita gente com agenda própria.
Depois ele usa um verbo no gerúndio: começando. Bom, a mídia começou a acusar o ministro, e
até o STF exigiu explicações. Vejam esse exemplo: Temos que prender mentirosos,
botar esses vagabundos na cadeia, começando pelos que tem a letra R. Meu nome
começa com R, senti-me ofendido, não, afinal se não sou mentiroso não me
enquadro no conceito de vagabundo. O mesmo não ocorre com o STF, vejamos a
substituição do pronome:
“Eu,
por mim, botava quem tem agenda própria na cadeia, começando por quem tem
agenda própria no STF.”
O
que se percebe, com o referente explícito, é que, se há ofensa, há agenda
própria.
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