segunda-feira, 15 de junho de 2020

Weintraub, STF e o julgamento da coesão


 

            A coesão é importante na transição de ideias, sobretudo em períodos longos, ela contribui para que o leitor consiga encaixar os elementos que estão no período, ou parágrafo.  Há um grupo de pronomes que ajuda muita na coesão: este, esse, aquele. Essa galera é chamada também de pronomes demonstrativos. Esses pronomes possuem a capacidade de determinar localizações de tempo, espaço e no próprio contexto, essa última é a que importa aqui.

            Usamos os pronomes esse, essa, isso, para  demonstrar algo que já foi anteriormente expresso, segue um exemplo retirado da Gramática Essencial de Sacconi:

           

          

                 Canetas, lápis e gizes, foram essas as mercadorias que chegaram.

           

            Fica claro que o pronome "essas" retoma o que foi dito anteriormente, por isso  a concordância no plural e feminino, pois bem, já temos o suficiente sobre o pronome demonstrativo e seu valor na coesão textual , agora vamos analisar a fala do ministro da Educação Abrahan Weintraub, vejamos a fala do ministro:

"Eu percebo que tem muita gente com agenda própria. Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando pelo STF"

            Temos o pronome demonstrativo com valor textual ( esses) a quem eles fazem  referência:  muita gente com agenda própria.  Depois ele usa um verbo no gerúndio: começando.  Bom, a mídia começou a acusar o ministro, e até o STF exigiu explicações. Vejam esse exemplo: Temos que prender mentirosos, botar esses vagabundos na cadeia, começando pelos que tem a letra R. Meu nome começa com R, senti-me ofendido, não, afinal se não sou mentiroso não me enquadro no conceito de vagabundo. O mesmo não ocorre com o STF, vejamos a substituição do pronome:

            “Eu, por mim, botava quem tem agenda própria na cadeia, começando por quem tem agenda própria no STF.”

            O que se percebe, com o referente explícito, é que, se há ofensa, há agenda própria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário