quinta-feira, 4 de junho de 2020

Chinês ou não chinês, eis o vírus




    Com o surgimento da epidemia do Sars-Codiv-2, é esse o nome dele, tivemos um tsunami de nomes, aparentemente sinônimos: Corona vírus, Covid-19 e vírus chinês; esse último, entretanto causou problemas, mesmo com referentes históricos de nomear vírus por região como tivemos com a gripe espanhola, a ditadura chinesa reclamou do nome, logo não podemos usar, será?
Bom, os jornais e revistas não usam o termo, o termo em si. O problema, ou imbróglio, surge em uma reunião com vários países que usavam o termo batizado pela OMS, ou seja, Covid-19, já o EUA usava o termo vírus chinês ou vírus de Whuan, afinal é o local de origem do Sars-Covid-2, seria como uma homenagem à progenitora, continuemos.
O argumento de que soa ofensivo, ou pode prejudicar os imigrantes não é muito eficaz, se observarmos a questão de nomes e nomenclaturas históricas, há até mesmo na bíblia temos as pragas do Egito, por exemplo, quão adorável não é visitar hoje o Egito e lembrar que estamos em um local em que houve tantas pragas? A Peste de Atena, tivemos até com nome e imperadores: Peste de Antônio e Peste de Justiniano, além, é claro da gripe espanhola e Gripe de Hog Kong. 
O adjetivo chinês é muito usado, temos, por exemplo o frango chinês e até uma música de Raul Seixa: O Conto do Sábio Chinês. Seu uso no termo vírus chinês, entretanto possui  um opção política implícita pela fama de alguns dos emissores como Trump e no Brasil um dos filhos do presidente, Eduardo Bolsonaro, além de reclamações da ditadura chinesa, no caso o embaixador da China no Brasil, quanto ao uso do termo chinês, depois de tal debate o termo ganhou uma conotação política, ou seja, é usado por quem apoia o atual governo.
    Nós que não estamos em uma ditadura do pensamento, podemos então usar como sinônimo o termo vírus chinês para Sars-Covid-2, nome do vírus e não da doença, e os outros termos como coronavírus e Covid-19 para a doença causada pelo vírus, afinal ainda não entrou em uso o termo "doença da china".
(Ricardo Gomes Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário