quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Lupa para Incoerência

 


            A coerência é algo importante em um texto, costumo sempre fazer a comparação do indivíduo que começa a escrever sobre flores e termina falando de Júpiter. A questão da coerência é bastante complicada, afinal não se trata de um erro de ortografia, exige que o leitor tenha atenção, sobretudo quando a incoerência é proposital, ou melhor, sobretudo quando a incoerência vem de uma agência de fact-checking!!!

            A agência Lupa, notoriamente contra o atual presidente,  realizou tal incoerência ao tentar refutar uma afirmação sobre as ações do presidente em relação à doença  Sars-Covid-2, ou seja, de que ele teve seu controle cerceado pelo STF. A tentativa foi refutar, ou chamar de Fake, o que é mais cômodo, o comentário que segue:


              Pois  bem o texto publicado pela agência de verificação foi:

“A informação analisada pela Lupa é falsa. O Supremo Tribunal Federal (STF) não afastou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) do “controle” das medidas estratégicas contra a pandemia da Covid-19. Na realidade, o STF julgou três ações e entendeu que governadores e prefeitos têm autonomia para traçar planos de combate ao vírus em seu respectivos territórios, incluindo o fechamento do comércio, por exemplo.” (Yahoo notícias)

 

            Ora, segundo o texto o presidente não foi afastado do “controle”, o STF apenas esclareceu sobre a autonomia de Estados e Municípios em seus territórios! Ou seja, ele possui um controle e ninguém precisa obedecer? É como se tivéssemos um cavalo que vai para onde ele quiser, às vezes, ele faz o percurso desejado pelo dono, logo o dono tem o controle! Ou, eu tenho um carrinho de controle remoto que não precisa obedecer ao controle remoto. Ora,  se há controle do presidente no caso da pandemia, não há autonomia dos Estados e municípios, se há autonomia de Estados e Municípios não há controle do  presidente. Fechando com chave de ouro, a cega lupa deixa um exemplo que contradiz a primeira afirmação, afinal o presidente foi a favor do isolamento vertical, que os municípios não fizeram, optaram pelo total; flor em Júpiter acaba sendo mais coerente.  


(Ricardo Gomes Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário